terça-feira, 30 de outubro de 2012

Escola e família: Qual é o papel que cada uma deve cumprir?


Atualmente vivemos em um mundo que está em constante modificação. Tudo muda e evolui com uma velocidade incrível. Nunca foi tão fácil ter acesso a informações de qualquer parte do mundo. É pouco provável que alguém acredite que as pessoas hoje vivem da mesma maneira de cinquenta anos atrás. Diante disso podemos questionar: será que essa evolução gera algum impacto na escola e na família? Uma fala que costumamos ouvir dos professores é “as famílias não cooperam com a escola, elas jogam as responsabilidades que deveriam executar para outros, inclusive para a escola.”, mas quais são essas responsabilidades? Qual é o papel de cada uma? Como podemos reparar que uma ou a outra não cumpre com o seu dever se não sabemos o que cada uma deve fazer? Vejamos então, de maneira não muito aprofundada, quais são as atribuições delas.
Ao tentar definir as obrigações da família podemos esbarrar em dificuldades, pois não há um conceito universal. De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) a família deve assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”. Alguns autores afirmam que as funções da família estão ligadas a proteção e a socialização dos seus membros. Saindo um pouco da área técnica e olhando mais para os conceitos implícitos em nossa sociedade, podemos dizer que é de senso comum que a família é responsável por todo o desenvolvimento da criança (emocional, físico, educacional, etc.)
De acordo com a revista Nova Escola, edição 193, a escola tem um objetivo semelhante à família que é “fazer a criança se desenvolver em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem”. Quando focalizamos a escola a primeira coisa que pode vir à mente das pessoas são algumas palavras: aprender, ensinar, educação; e realmente essas atribuições são inerentes a escola mesmo.
Após tentar entender cada uma, começamos a imaginar que na verdade, uma está atrelada a outra e ambas vivem em sistema de dependência mútua.
Fontes:
http://ellenguimaraes.blogspot.com.br/2011/07/1a-semana-educacao-comunitaria-e-para.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário