quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Entrevista com duas profissionais da educação.

Maria Selma

Elaine Cardoso



Hoje tive a oportunidade de conversar com duas profissionais da educação, a professora Maria Selma e a assistente pedagógica Elaine Cardoso. Ambas trabalham na educação infantil de uma escola renomada que fica em Brasília. Elaine se formou no curso superior de pedagogia e trabalha a seis anos na área, os primeiros três anos como auxiliar pedagógica e os últimos como assistente pedagógica. Já Maria Selma fez o magistério de 87 a 92 e em 2005 concluiu a graduação em pedagogia também.
O objetivo da conversa é perceber qual é a visão que elas têm sobre a relação da escola com a família, tendo por base as experiências profissionais das duas.


Como vocês vêm à relação Escola-família? Essa parceria influencia no processo de ensino-aprendizagem?

Elaine: Atualmente, percebemos que as crianças estão entrando cada vez mais cedo nas escolas. Porém, percebemos também, que muitos pais não estão preocupados com o processo de ensino-aprendizagem, transferindo a responsabilidade apenas para o educador. Quem atua na área educacional sabe perfeitamente, que é de estrema importância que haja uma parceria entre família e escola. Os pais precisam entender que a disponibilidade deles para acompanhar o desenvolvimento educacional dos filhos, irá contribuir significativamente no processo da aprendizagem. As instituições de ensino por sua vez, devem proporcionar aos pais possibilidades para esse envolvimento.

Maria Selma: Hoje em dia nós vivemos em uma sociedade diferente de anos atrás. Os pais trabalham o dia inteiro e deixam seus filhos com babás, como na maioria das vezes elas não conseguem educarem as crianças e essa responsabilidade acaba sendo transferida para a escola. Só que os pais não percebem que a educação tem que vir de casa. A relação escola-família é fundamental, pois quando a escola tem uma visão e a família tem outra a tendência é que a criança apresente problemas. É uma via de mão dupla.


Vocês acham que hoje essa relação acontece de forma distinta de anos atrás? Por quê?

E: Enquanto educanda, não consigo enxergar diferença na relação entre escola e família nos dias atuais e há anos atrás. Não posso responder por todas as instituições, mas vejo desinteresse da parte das escolas e das famílias. Não me recordo de ter meus pais envolvidos em nenhuma atividade, projeto ou reuniões que não fossem para entrega de notas.

M.S.: Eu já consigo perceber muita diferença. Antigamente nós buscávamos ajuda da  família a fim de solucionar dificuldades dos alunos e conseguíamos o apoio delas, isso fazia com que os problemas fossem resolvidos ou amenizados mais rápido. Atualmente, boa parte das vezes que procuramos esse auxílio, ao invés de encontrar apoio nós nos deparamos com pais que querem justificar e não corrigir algo de “errado” que esteja acontecendo.


Quais foram  e são as suas maiores dificuldades que vocês se deparam?

E: A maior dificuldade que posso citar, é a falta de comprometimento dos pais, e muitas vezes, a omissão e falta de compromisso por parte da instituição.

M.S.: Acho que a maior dificuldade é essa, de buscar ajuda e cooperação e não encontrar.


O que você acha que poderia ser feito para melhorar essa relação?

M.S: Acho que a criação de projetos de interação com os pais pode ser uma possível solução. Trazer a família para a escola, não somente em dia de reunião, mas sempre. E é claro que a escola e os professores também devem quere tê-los por perto e o pais também devem querer participar.

E: Concordo. A criação de projetos é uma saída para a questão.


Essa é a visão de duas pessoas que embora tenham experiências distintas concordam em alguns pontos. Em breve trarei a visão de uma família para termos uma ideia de como os dois lados vêem essa questão. 


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